Vamos começar por ver o que a Enciclopédia Britânica usa como uma definição para a palavra "shofar":
שופר- Shofar, também escrito shophar, SHOFAROT plural ou SHOFROT, um instrumento musical ritual, feito a partir do chifre de um carneiro ou outro animal, usado em importantes ocasiões públicas e religiosas. Nos tempos bíblicos, o shofar sou no sábado, anunciou a Lua nova, e proclamou a unção de um novo rei. Este último costume foi preservado em Israel moderno na tomada de posse do presidente do estado.
O uso moderno o mais importante do shofar em cerimônias religiosas ocorre em Rosh Hashaná, quando é soado na sinagoga para chamar os judeus e pessoas para um espiritual despertar religioso como o Novo Ano começa na Tishri 1. O shofar pode se confundir a um choro, lamentando, um som sustentado em seqüências que são variadas estritamente de acordo com halacha. O shofar também é emitido no Yom Kippur, o Dia da Expiação, como uma chamada para o arrependimento e sacrifício e de amor da Torá.
Agora vamos olhar para o hebraico significado do shofar: Um senso de incisão; uma corneta ou chifre curvo; corneta ou trompete.
Shofar é um hebraico palavra que vem de uma beleza no significado da raiz. A palavra shofar, no entanto, através da tradição veio a significar quase que exclusivamente "chifre de carneiro". O shofar foi usado nos tempos bíblicos para várias ocasiões que variam de chamar os exércitos juntos para sinalização morte. O que traz o ponto curioso que shofar também é traduzido literalmente como um "senso de incisão". Incisão, meios para cortar ou queimar. Obviamente, o som do shofar era mais do que um mero chifre explosão para os antigos hebreus, para ganhar um nome que significava um corte ou queima no coração e na alma do povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário