Foi o sucessor de Elias no Reino do Norte de Israel. Era filho de Safat e vivia em Abel-Meolá, no Vale do Jordão. Pertencia a uma abastada família que possuía 12 juntas de bois. Serviu a Elias durante algum tempo e, antes deste ter ascendido em direção aos céus por um redemoinho,depois de serem separados por uma carruagem de fogo, Eliseu pediu-lhe "porção dobrada do espírito de Elias", isto é, uma porção dupla, que era devido a sua primogenitura como seguidor de Elias. Ele ocupa esta posição por causa da sua designação oficial como sucessor de Elias, na época que em que Elias lançou sobre ele seu manto oficial.(2 Reis 1:17; 2:1, 9, 11, 12.)
Foi um dos profetas que mais tem milagres registrados na Bíblia e dentre eles estão listados:
- Abriu as águas do Rio Jordão com a capa deixada por Elias (2Reis 2:14)
- Transformou uma fonte de água má em água potável utilizando sal (2Reis 2:19-22).
- Amaldiçoou os rapazes que zombavam de sua calvície. Deus então envia duas ursas que matam e despedaçam quarenta e dois destes rapazes.(2Reis 2:23-24)
- Previu ao rei uma expedição bem-sucedida contra os moabitas (2Reis 3:11-27).
- Multiplicou o óleo de uma viúva (2Reis 4:1-7).
- Previu o nascimento do filho de uma sunamita e, quando o menino morreu, Eliseu rogou a Deus e o trouxe de volta à vida (2Reis 4:8-37).
- Alimentou cem homens com vinte pães e algumas espigas (2Reis 4:42-44).
- Curou o capitão da Síria Naamã de lepra (2Reis 5:1-19).
- Fez um machado que havia caído no rio flutuar (2Reis 6:1-7).
- Adivinhou os planos dos inimigos do rei (2Reis 6:8-12).
- Previu, durante a grave fome de Samaria, que haveria abundância de comida no dia seguinte e, profetizou a morte do oficial que zombou da profecia (2Reis 7).
- Após a sua morte, quando um cadáver foi jogado em sua sepultura, assim que tocou nos ossos do profeta, voltou à vida (2Reis 13:20-21)
Nenhum comentário:
Postar um comentário